sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Metodologias de Projeto e Planejamento Participativo: prospecções sobre a experiência internacional – o caso do American Institute of Architects - AIA

Por Antônio Augusto Veríssimo, 
Arquiteto Urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional
Nos dias 17 e 18 de agosto de 2015 foram realizados no Rio de Janeiro dois eventos vinculados ao tema da participação cidadã em atividades de elaboração de projeto e planejamento urbano, com a presença de representantes do American Institute of Architects (AIA), que é, nos Estados Unidos, o equivalente ao nosso Instituto de Arquitetos do Brasil.
O primeiro evento, sob o título “Experiências de Projeto e Planejamento Participativo nos EUA”, foi realizado no auditório do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro (IAB RJ), na noite do dia 17 de agosto de 2015, e teve o caráter de uma conferência aberta ao público em geral. O segundo, sob o título de “Experiências de Projeto e Planejamento nos EUA e Brasil”, foi realizado na manhã do dia 18 de agosto no auditório do Instituto de Urbanismo Pereira Passos (IPP) e teve o formato de uma oficina de trabalho destinada a troca de experiências entre arquitetos locais* e os profissionais convidados em torno do tema da participação cidadã na elaboração de projetos e planejamento urbano.
Estes encontros foram realizados com base em uma colaboração estabelecida entre o Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro, por meio de seu Departamento de Comércio; o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio de Janeiro; e o Instituto de Urbanismo Pereira Passos. Participaram, como representantes da AIA, os arquitetos e diretores do Center for Communities by design do AIA, arquiteta Erin Simmons e arquiteto Joel Mills e o diretor do Planning and Sustainability Department of Northampton, MA Wayne Feiden.
Ambos os eventos foram realizados no marco dos encontros promovidos pelo IPP com especialistas estrangeiros com vistas à busca de subsídios para a definição de uma metodologia de planejamento participativo a ser utilizada para a construção de um Projeto de Desenvolvimento para o bairro da Maré, tendo sido precedidos por dois encontros anteriores realizados, o primeiro com a presença dos arquitetos Jorge Fiori, da Architectural Association e da University College of London, e o segundo com a presença do arquiteto Pablo Lazo, da ARUP3.
O presente texto se divide em duas partes. Na primeira se faz um relato das informações, debates e impressões deixadas pelos participantes dos encontros dos dias 17 e 18 de agosto de 2015. Na segunda, uma revisão e complementação dos temas tratados na primeira parte à luz da bibliografia que nos foi gentilmente disponibilizada pelos palestrantes da AIA.
Primeira Parte: Democratizando o planejamento urbano nos EUA
Durante a década de 1960 ocorreram grandes questionamentos e mudanças com relação a forma de planejar intervenções urbanas nos EUA. Desde a publicação do livro Morte e Vida de Grandes Cidades, no ano de 1961, obra mestra de Jane Jacobs, uma série de autores se dedicaram a criticar e tentar modificar as práticas de planejamento urbano correntes naquele país, consideradas então tecnicistas e centralizadoras. (Continua)

Acesse o artigo completo pelo link
[*] Nos debates da oficina de trabalho realizada no auditório do IPP no dia 18/08/2015 participaram, dentre outros presentes, os arquitetos Luiz Carlos Toledo, responsável pelo Plano Diretor da Rocinha; Pedro da Luz Moreira, presidente do IAB/RJ; Jerônimo de Moraes e Luiz Fernando Valverde, respectivamente presidente e vice-presidente do CAU RJ; Antonio Correia, do CAU-SMU; Vera Tangari do PROARQ-UFRJ; o arquiteto Antônio Augusto Veríssimo e o sociólogo Nando Cavallieri, ambos do IPP.


2017-11-02